EUA enviam destroyer para o Mar do Sul da China em meio a exercícios militares chineses em torno de Taiwan
A Marinha dos EUA anunciou que um de seus destroyers conduziu uma “operação de liberdade de navegação” no Mar do Sul da China na segunda-feira (10).
A iniciativa coincide com exercícios militares chineses em torno de Taiwan, após a escala da presidente, Tsai Ing-wen, nos Estados Unidos na semana passada, onde ela se encontrou com o presidente da Câmara dos EUA, Kevin McCarthy, em Los Angeles.
A 7ª Frota dos EUA, na segunda-feira (10), informou que o USS Milius navegou perto das Ilhas Spratly, onde a China está avançando com a militarização.
Ela também disse que o navio de guerra navegou a 12 milhas náuticas do Recife Mischief, onde a China construiu uma pista de decolagem.
Na declaração, a 7ª Frota disse que o Milius “demonstrou que o Mischief Reef, uma elevação de baixa altura em seu estado natural, não tem direito a um mar territorial sob o direito internacional”.
Ele advertiu que as reivindicações marítimas de no Mar do Sul da China representam uma séria ameaça à liberdade dos mares, incluindo a liberdade de navegação.
- Festival em Kochi encanta público com lança cerimonial - 13 de fevereiro de 2026 4:08 am
- Painel propõe revisão do sistema de novo julgamento no Japão - 13 de fevereiro de 2026 3:54 am
- Festival do baiacu atrai multidão em Shimonoseki - 13 de fevereiro de 2026 2:21 am
















