30 C
Kóka
quarta-feira, 13 agosto, 2025 12:19: am
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_img

EUA e Filipinas reafirmam “visão comum”

O Secretário de Estado norte-americano, Antony Blinken, diz que o compromisso dos Estados Unidos com as Filipinas é "de ferro". Ele diz que os americanos têm trabalhado durante décadas ao lado de seus parceiros, para promover a paz em todo a região indo-pacífico.

EUA e Filipinas reafirmam “visão comum”

O Secretário de Estado norte-americano, Antony Blinken, diz que o compromisso dos Estados Unidos com as Filipinas é “de ferro”. Ele diz que os americanos têm trabalhado durante décadas ao lado de seus parceiros, para promover a paz em todo a região indo-pacífico.

Blinken e o Secretário de Defesa, Lloyd Austin, se encontraram com seus homólogos filipinos, o Secretário das Relações Exteriores, Enrique Manalo, e o Secretário de Defesa, Carlito Galvez, em Washington, na terça-feira (11), para explorar o que mais eles podem fazer para reforçar a segurança.

Austin disse: “Os Estados Unidos e as Filipinas estão ligados por uma visão comum para o futuro, uma visão que está ancorada no Estado de direito e na liberdade dos mares”.

Galvez disse: “Concordamos em explorar novas áreas de cooperação e aprofundar nossa parceria existente em áreas-chave como defesa mútua, segurança marítima e inteligência da informação”.

Os ministros dizem que elaborarão um roteiro para orientá-los durante os próximos cinco a dez anos. Eles querem ter certeza de que estão preparados para “crises futuras” e já chegaram a um acordo que permite que as tropas americanas utilizem cinco bases nas Filipinas. As tropas em breve terão acesso a mais quatro instalações.

Algumas tropas americanas e filipinas estão participando de seus maiores exercícios conjuntos. Mais de 17.000 tropas irão treinar juntas durante as próximas três semanas. Pela primeira vez, alguns irão passar por exercícios de fogo real para afundar um velho navio da marinha filipina, no Mar do Sul da China.

Alguns filipinos temem que o exercício só aumente as tensões. Na terça-feira, eles realizaram protestos em frente à Embaixada dos EUA em Manila.

Os líderes chineses já acusaram seus homólogos americanos de “comprometer a paz e a estabilidade regional”.

Artigos relacionados

ÁSIA

spot_imgspot_img