EUA e Coréia do Sul discutem respostas aos programas nuclear e de mísseis da Coréia do Norte
Altos funcionários dos Estados Unidos e da Coréia do Sul, encarregados das questões norte-coreanas, realizaram conversações em Seul sobre formas de responder à aceleração do desenvolvimento nuclear e de mísseis de Pyongyang.
Kim Gunn, representante especial de Seul para assuntos de paz e segurança da Península Coreana, reuniu-se com Sung Kim, representante especial dos EUA para a Coréia do Norte, na quinta-feira (6).
O Ministério das Relações Exteriores da Coréia do Sul diz que os dois enviados confirmaram a necessidade de instar fortemente a comunidade internacional a estar vigilante contra os ataques cibernéticos da Coréia do Norte, através dos quais, segundo consta, ela está roubando ativos de moedas criptográficas para financiar seus programas nucleares e de mísseis.
O ministério também diz que os dois concordaram em fortalecer a cooperação com a comunidade internacional para que Pyongyang termine, imediatamente, suas provocações militares e inicie conversações para a desnuclearização. Eles disseram que isso será feito através de uma estreita coordenação entre seus países e com o Japão.
O diretor-geral do Departamento de Assuntos Asiáticos e Oceânicos do Ministério das Relações Exteriores do Japão, Funakoshi Takehiro, trocou opiniões com Kim Gunn, mais tarde, na quinta-feira (6).
Os três funcionários também se sentarão juntos na sexta-feira (7). Espera-se que eles confirmem a estreita cooperação de seus países no trato com Pyongyang.
- Três homens são soterrados por neve que caiu de telhado - 18 de fevereiro de 2026 7:47 pm
- Japão amplia apoio financeiro a projetos da UNESCO - 18 de fevereiro de 2026 7:42 pm
- Tarique Rahman toma posse como novo premiê de Bangladesh - 18 de fevereiro de 2026 7:36 pm




















