Estátua budista retorna a templo em Oita depois de ficar desaparecida por séculos
Um sacerdote budista na cidade de Oita, sul do Japão, informa que uma estátua de madeira, que se acredita ter se perdido por séculos, voltou para casa depois de ter sido leiloada.
Hoju Noritaka, do Templo Jingoji, diz que um curador entrou em contato com o templo em fevereiro e disse ter avistado uma estátua de “Mihira”, um dos Doze Generais Divinos, em um local de leilão, que pode pertencer a Jingoji.
Hoju perguntou ao operador do leilão sobre a peça e descobriu que um antiquário da Prefeitura de Hiroshima comprou a estátua por 700.000 ienes, ou 5.300 dólares.
O negociante concordou em entregá-la por 3.800 dólares.
As palavras inscritas no verso da base incluem “Bungo”, que é o antigo nome de Oita, assim como “Jingoji” e “Ano 18 da era Tenbun” que é o ano de 1549 da era comum.
Hoju diz que o templo não tem registro de como a estátua foi perdida, mas ele acredita que ela foi instalada em 1549 e depois removida por alguma razão.
Foi o ano em que o missionário espanhol Francis Xavier chegou ao que hoje é a Província de Kagoshima, para introduzir o cristianismo no Japão.
A estátua está intacta, embora parte do revestimento de verniz tenha sido descascado. Agora ela está guardada no salão principal do templo.
Hoju diz que a princípio estava um pouco desconfiado, mas quando soube que a estátua pertencia ao templo, quis trazê-la para casa.
Ele acrescenta que Mihira diz ter o poder de curar doenças, então ele quer que muitas pessoas venham ao templo.
- The Twinkles lançam música natalina “Kissmas Time” - 2 de dezembro de 2025 2:08 am
- Escavação revela casas soterradas pelo Monte Fuji - 2 de dezembro de 2025 1:32 am
- Moradores cortam capim-dos-pampas em Fukuoka - 2 de dezembro de 2025 1:18 am
















