China reage com veemência ao encontro entre a presidentei de Taiwan e o Presidente da Câmara dos EUA
A China reagiu com veemência contra a reunião entre o Presidente Tsai Ing-wen de Taiwan e o Presidente da Câmara dos EUA, Kevin McCarthy, advertindo que Pequim tomará “medidas fortes e resolutas”.
A porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da China, Mao Ning, fez os comentários em uma conferência de imprensa na quinta-feira (6).
Ela criticou Washington por agir com Taiwan para “conivência” no que ela chamou de “atividades políticas dos separatistas da independência de Taiwan nos Estados Unidos”. Ela disse que a China se opõe firmemente à atualização das “relações substantivas” dos EUA com Taiwan e a enquadra como um “trânsito”.
A porta-voz disse que isto é uma “grave violação do princípio de uma só China”.
Ela acrescentou, “a China tomará medidas fortes e resolutas para defender nossa soberania e integridade territorial”.
Tsai reuniu-se com McCarthy na Califórnia na quarta-feira (4), em seu retorno a Taiwan, depois de visitar dois países da América Central.
McCarthy disse, após a reunião, que o vínculo entre os EUA e Taiwan nunca havia sido mais forte. Ele disse que é fundamental manter a liberdade econômica, a paz e a estabilidade na Ásia.
Tsai disse: “A paz que temos mantido e a democracia que temos trabalhado duro para construir estão enfrentando desafios sem precedentes”.
Ela disse que a presença e o apoio inabalável dos legisladores dos EUA asseguram ao povo de Taiwan que eles não estão isolados.
- Jogos de robôs humanoides atraem atenção em Beijing - 18 de agosto de 2025 12:28 am
- Dois japoneses são mortos a tiros em Manila - 18 de agosto de 2025 12:20 am
- Japão enfrenta onda de calor com temperaturas acima de 40°C - 18 de agosto de 2025 12:14 am