Chefe da OTAN apela para o envolvimento da China na criação de um sistema de controle de armas
O secretário geral da Organização do Tratado do Atlântico Norte – OTAN, exortou a China a aumentar a transparência em relação às suas capacidades em matéria de armas nucleares e a se engajar na criação de uma estrutura internacional de controle de armas.
Jens Stoltenberg falou através de um link de vídeo em uma conferência da OTAN em Washington na terça-feira (18), abordando os desafios de segurança que os países membros da OTAN estão enfrentando.
Ele disse que a China está aumentando rapidamente seu arsenal nuclear sem qualquer transparência sobre suas capacidades, e estima-se que o país terá 1.500 ogivas até 2035.
Ele disse que, como potência global, a China tem responsabilidades globais e que Pequim também se beneficiaria do aumento da transparência, previsibilidade e segurança dos acordos de controle de armas.
Na conferência, a Secretária de Estado Adjunta dos EUA, Wendy Sherman, criticou a Rússia por seu anúncio, em março, de que estava se preparando para estacionar armas nucleares táticas na vizinha Bielorrússia.
Ela chamou isso de uma escalada perigosa, e disse que os Estados Unidos continuarão atentos ao desenvolvimento.
- Alerta de calor extremo atinge quase todo o Japão - 5 de agosto de 2025 11:51 am
- Incêndio interrompe festival de fogos em Yokohama - 5 de agosto de 2025 7:04 am
- Salário mínimo no Japão pode ultrapassar 1.000 ienes/hora - 5 de agosto de 2025 6:38 am