Busca por mergulhadores por helicóptero desaparecido da GSDF é suspensa
As Forças de Autodefesa do Japão suspenderam a busca de um helicóptero desaparecido por causa de uma falha técnica, mais de uma semana após seu desaparecimento, em águas no sudoeste do Japão.
O helicóptero das Forças de Autodefesa Terrestre estava transportando dez pessoas. Elas continuam desaparecidas.
Na sexta-feira, uma cápsula submersível contendo mergulhadores especializados foi enviada, mas a missão foi cancelada antes que a profundidade alvo fosse atingida.
Fontes do Ministério da Defesa dizem que foi por causa de uma anomalia técnica.
A busca se seguiu à descoberta do que parece ser uma parte do helicóptero e do que poderiam ser os corpos do pessoal da SDF desaparecido na noite de quinta-feira (13).
A parte foi encontrada cerca de quatro quilômetros ao norte-nordeste da área onde o helicóptero sumiu do radar em 6 de abril, cerca de três quilômetros a nordeste da Ilha de Irabujima, perto da Ilha Miyakojima.
A água no local tem cerca de 100 metros de profundidade. Os mergulhadores enviados para o local sofreram uma longa “saturação” de pressão, permitindo-lhes alcançar tal profundidade.
A cápsula pode transportar vários mergulhadores. Quando alcança a profundidade alvo, eles saem do veículo para realizar sua busca.
A SDF planeja retomar a busca em águas profundas no sábado (15), de manhã.
- Nevascas e ventos fortes devem atingir costa do Mar do Japão - 25 de dezembro de 2025 11:36 pm
- Críticos acusam UE de avançar em censura digital e tensionar aliados - 25 de dezembro de 2025 11:08 pm
- Governo japonês avalia recuperar itens de navio afundado na Segunda Guerra Mundial - 25 de dezembro de 2025 10:56 pm

