Blinken pede a Lavrov que liberte imediatamente o jornalista americano
O Secretário de Estado norte-americano, Antony Blinken, pediu que a Rússia liberasse imediatamente um jornalista norte-americano durante suas conversas telefônicas com o Ministro das Relações Exteriores russo, Sergey Lavrov.
O Departamento de Estado dos EUA emitiu uma transcrição da conversa no domingo (2). As conversas ocorreram depois que o repórter do Wall Street Journal, Evan Gershkovich, foi detido na Rússia na quinta-feira (30), por suspeita de espionagem.
O texto diz que Blinken transmitiu uma “grave preocupação” sobre a detenção, que o Departamento de Estado considera “inaceitável”.
O presidente dos EUA, Joe Biden, também está instando a Rússia a libertar Gershkovich.
O Ministério das Relações Exteriores da Rússia disse, em uma declaração, que Lavrov enfatizou durante as conversações que Gershkovich havia sido detido em flagrante enquanto recebia dados secretos e coleta de dados que constituem um segredo de Estado sob o pretexto do status de jornalista.
A declaração acrescenta que o futuro do cidadão norte-americano será determinado em tribunal.
A mídia russa informa que Gershkovich pode ser condenado a até 20 anos de prisão se for considerado culpado de espionagem.
- Arroz recém-colhido no Japão tem alta de 60% no preço - 13 de agosto de 2025 8:44 am
- Ex-primeira-dama da Coreia do Sul é presa - 13 de agosto de 2025 8:15 am
- Um sopro de vida e esperança: Mônica Belli lança “É a Vida Baby” - 13 de agosto de 2025 3:06 am