Biden chega à Irlanda do Norte para marcar o acordo de paz de 1998
O Presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, chegou à Irlanda do Norte para comemorar o 25º aniversário de um acordo de paz negociado nos Estados Unidos, que acabou com décadas de derramamento de sangue na região administrada pela Grã-Bretanha.
Biden foi recebido pelo Primeiro Ministro britânico, Rishi Sunak, em um aeroporto perto de Belfast na terça-feira (11).
Na Irlanda do Norte, o violento confronto entre os residentes católicos, que buscavam a separação da Grã-Bretanha, e os protestantes que se opunham à mudança continuou por mais de 30 anos. O conflito deixou mais de 3.500 mortos.
Espera-se que Biden faça um discurso em uma universidade, em Belfast, na quarta-feira (12), para destacar a importância de manter a paz.
Entretanto, em um bairro predominantemente católico da cidade ocidental de Londonderry, na segunda-feira (10), algumas pessoas lançaram bombas de incendiárias, ateando fogo em um veículo policial. No dia seguinte, pneus foram queimados nas ruas e foram encontradas bombas de canos.
A polícia diz que não foram relatados feridos. A mídia local noticiou que há alguns grupos que ainda se opõem ao acordo de paz.
O MI5 da Grã-Bretanha, responsável pela segurança interna, elevou o nível de ameaça terrorista na Irlanda do Norte para o segundo mais alto, em uma escala de cinco níveis, em março.
- Rússia critica ameaça dos EUA a Índia por compra de petróleo russo - 6 de agosto de 2025 8:48 am
- Funcionários da TSMC são presos por roubo de segredos de chips - 6 de agosto de 2025 8:20 am
- Hiroshima relembra vítimas da bomba atômica, 80 anos depois - 6 de agosto de 2025 8:13 am