Fracassa o lançamento do foguetes H3 do Japão
O lançamento do novo foguete H3 no Japão fracassou depois que o motor do segundo estágio não se inflamou e a missão foi abortada.
O H3 decolou do Centro Espacial Tanegashima no sudoeste do Japão às 10:37 da manhã de terça-feira (7), no que seria seu primeiro vôo. Estava programado para colocar um satélite de observação da Terra em órbita, cerca de 17 minutos depois, a uma altitude de cerca de 675 quilômetros.
De acordo com a Agência de Exploração Aeroespacial do Japão, ou JAXA, cerca de oito minutos após a decolagem, foi anunciado que a ignição do motor do segundo estágio não havia sido confirmada.
Por volta das 10:52 da manhã, foi anunciado que o foguete havia acionado a autodestruição. A JAXA está investigando a causa do problema.
O último lançamento fracassado ocorreu em outubro e envolveu o foguete Epsilon-6.
O H3 é um sucessor do H2A. O novo foguete é o maior do Japão, com uma altura máxima de 63 metros.
É o primeiro grande que o Japão desenvolveu em cerca de 30 anos. O objetivo foi aumentar a capacidade de carga útil para 1,3 vezes a do H2A, ao mesmo tempo em que reduziu o custo de lançamento atual em cerca da metade.
Os co-desenvolvedores JAXA e Mitsubishi Heavy Industries já gastaram mais de 200 bilhões de ienes, ou cerca de 1,5 bilhões de dólares, desde que lançaram o projeto há nove anos.
O primeiro foguete H3 foi, inicialmente, previsto para decolar no ano fiscal de 2020. Mas a data foi adiada devido em parte a dificuldades com o desenvolvimento do novo motor principal.
O lançamento do foguete estava previsto para 17 de fevereiro, mas a decolagem foi abortada devido a uma anomalia detectada no sistema da primeira etapa. A JAXA disse que haviam sido tomadas medidas para resolver o problema.
O lançamento fracassado de terça-feira, provavelmente, terá um impacto considerável, já que o foguete H3 é considerado chave para o futuro desenvolvimento espacial do Japão.
- Japão enfrenta nova onda de calor extremo com até 39°C - 3 de agosto de 2025 9:58 am
- Navios chineses invadem águas japonesas em Okinawa - 3 de agosto de 2025 1:56 am
- Trump posiciona submarinos nucleares após ameaça russa - 3 de agosto de 2025 1:45 am