Alemanha ataca navio suspeito de explodir gasodutos Nord Stream
As autoridades alemãs dizem ter revistado um navio suspeito de transportar explosivos usados para destruir dois oleodutos Nord Stream em setembro passado.
A promotoria federal alemã reconheceu, na quarta-feira (8), ter revistado, em meados de janeiro, o navio suspeito de transportar explosivos para o local das explosões no Mar Báltico.
As autoridades disseram que estão avaliando os objetos apreendidos.
O Ministro da Defesa alemão, Boris Pistorius, advertiu contra qualquer conclusão precipitada sobre a responsabilidade pelos ataques. Ele disse que o movimento pode ter sido uma operação de falsa bandeira encenada para culpar a Ucrânia.
A emissora pública alemã ARD e outros informaram na terça-feira (7), que uma tripulação de seis pessoas, de nacionalidade desconhecida, embarcou em um navio alugado de uma empresa de propriedade de ucranianos para realizar a sabotagem.
O New York Times também noticiou na terça-feira novas informações analisadas por autoridades americanas sugerindo que um grupo pró-Ucraniano realizou o ataque aos oleodutos Nord Stream no ano passado.
O governo ucraniano nega o envolvimento.
- Parlamento japonês abre sessão extraordinária em Tokyo - 2 de agosto de 2025 2:25 am
- Justiça japonesa absolve homem após quase 40 anos - 2 de agosto de 2025 1:53 am
- Japonesa é atacada em estação de metrô na China - 2 de agosto de 2025 1:48 am