Ucrânia repele fortemente a maior ofensiva russa diz oficial
Um alto funcionário ucraniano informa que a Rússia iniciou sua maior ofensiva na Ucrânia. Mas ele enfatizou que as forças de sua nação estão “repelindo-a vigorosamente”.
O Secretário do Conselho Nacional de Segurança e Defesa da Ucrânia, Oleksiy Danilov, falou com um órgão de comunicação local no sábado (11).
Danilov disse que a ofensiva planejada pela Rússia está gradualmente em andamento. Mas ele disse que não é a ofensiva com a qual a Rússia estava contando.
A Ucrânia permanece vigilante para as grandes ofensivas russas no período que antecede o primeiro aniversário da invasão, em 24 de fevereiro.
As forças russas continuam a pressionar para capturar o reduto ucraniano de Bakhmut, na região oriental de Donetsk.
O chefe da empresa militar privada russa Wagner Group, disse em um post de mídia social no domingo (12), que a força mercenária tomou um assentamento na fronteira de Bakhmut.
Enquanto isso, o Ministro da Defesa da Ucrânia, Oleksii Reznikov, tweeted no sábado (11), que ele manteve conversas telefônicas com o Secretário de Defesa dos EUA, Lloyd Austin.
Reznikov disse que eles discutiram a última situação da linha de frente e as “prioridades” para uma próxima conferência das nações ocidentais sobre ajuda militar para a Ucrânia.
O Comandante-Chefe das Forças Armadas ucranianas Valerii Zaluzhnyi também tweeted no sábado que ele manteve uma conversa telefônica com o Chefe do Estado-Maior dos EUA, General Mark Milley.
Zaluzhnyi disse que a situação mais tensa agora é “ao longo do eixo de Donetsk”. Mas ele disse que a Ucrânia continua a manter Bakhmut sob seu controle apesar da constante pressão do inimigo.
Zaluzhnyi acrescentou: “A chave do sucesso no campo de batalha é o fogo efetivo, que requer uma quantidade apropriada de armas, equipamentos e munições”.
- Nevascas e ventos fortes devem atingir costa do Mar do Japão - 25 de dezembro de 2025 11:36 pm
- Críticos acusam UE de avançar em censura digital e tensionar aliados - 25 de dezembro de 2025 11:08 pm
- Governo japonês avalia recuperar itens de navio afundado na Segunda Guerra Mundial - 25 de dezembro de 2025 10:56 pm

