Ucrânia recebe oferta americana de foguetes de longo alcance e Rússia reage com irritação
O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelenskyy, cumprimentou a decisão dos EUA de fornecer foguetes de longo alcance a seu país. A Rússia respondeu ameaçando os EUA e a UE, e sugerindo que poderia usar armas nucleares.
Os foguetes são chamados de Ground Launched Small Diameter Bombs. Eles são parte de um pacote de ajuda que o governo do presidente dos EUA Joe Biden anunciou na sexta-feira (3). Os foguetes têm um alcance de cerca de 150 quilômetros. Isso é quase o dobro do alcance dos foguetes que foram fornecidos anteriormente.
Zelenskyy postou uma mensagem no Twitter na sexta-feira (3). Ele disse: “Quanto mais longo for o alcance de nossas armas e quanto mais móveis forem nossas tropas, mais cedo a brutal agressão russa terminará”.
Acredita-se que os foguetes sejam capazes de alcançar a região sul ucraniana da Crimeia, que a Rússia anexou unilateralmente em 2014.
O ex-presidente russo e atual vice-presidente do Conselho de Segurança da Rússia, Dmitry Medvedev, reagiu afirmando que Moscou poderia usar armas nucleares.
Ele disse em uma entrevista escrita com um repórter russo, no sábado (4), que a Rússia pode usar todo tipo de armas de acordo com seus “documentos doutrinários”. Ele acrescentou que os “Princípios Básicos de dissuasão nuclear” estão incluídos.
Medvedev é conhecido por usar uma linguagem de linha dura. Ele tem mencionado, repetidamente, que a Rússia poderia usar armas nucleares. Ele também tem criticado, repetidamente, os EUA e a UE por darem assistência militar à Ucrânia.
Um porta-voz do Ministério das Relações Exteriores russo emitiu uma declaração no sábado, um dia depois que os líderes da UE prometeram continuar a apoiar a Ucrânia. O porta-voz disse: “As tentativas ocidentais são fúteis”. O oficial acrescentou: “As metas e objetivos da operação militar especial das Forças Armadas russas na Ucrânia serão alcançados na íntegra”.
- Victoria Tyler lança “Just Go” e emociona com “Sweet Surrender” - 31 de julho de 2025 6:28 am
- Revived Echoes lança faixa com mensagem de superação - 31 de julho de 2025 6:00 am
- Malásia envia observadores para trégua entre Camboja e Tailândia - 31 de julho de 2025 4:07 am