Ucrânia discutirá o boicote aos Jogos Olímpicos de Paris
O Comitê Olímpico Nacional da Ucrânia informa que iniciará discussões com federações esportivas internacionais sobre um possível boicote às Olimpíadas de 2024 se os atletas russos e bielorrussos forem autorizados a competir.
O comitê enviou uma carta às federações esportivas internacionais datada de 26 de janeiro.
A carta critica a decisão do Comitê Olímpico Internacional de considerar permitir que atletas russos e bielorrussos voltem às competições internacionais. Eles foram excluídos devido à invasão de Moscou na Ucrânia.
A carta observa que os comitês olímpicos nacionais russos e bielorrussos estão sob o total controle de seus governos. Diz que muitos atletas olímpicos russos “apoiam abertamente e encorajam as ações do governo russo relacionadas com a invasão da Ucrânia”.
Diz ainda que esta é uma clara violação dos princípios da Carta Olímpica e da unidade olímpica. Diz ainda que os atletas russos e bielorrussos deveriam ser banidos de competições internacionais em qualquer status, inclusive o de neutralidade.
O COI disse, na semana passada: “Nenhum atleta deve ser impedido de competir apenas por causa de seu passaporte”.
Como condições a explorar, o COI sugere que os competidores participem como “atletas neutros” que não representam de forma alguma seu estado.
Diz também: “somente aqueles que não agiram contra a missão de paz do COI, apoiando ativamente a guerra na Ucrânia, poderiam competir”.
- Ramadã tem início na Indonésia e no Paquistão - 20 de fevereiro de 2026 12:15 am
- Guarda Costeira do Japão treina oficiais do Sudeste Asiático - 19 de fevereiro de 2026 11:40 pm
- Japoneses somem no Camboja e polícia teme golpes digitais - 19 de fevereiro de 2026 11:35 pm




















