Primeira clínica aberta na cidade de Futaba desde a evacuação do acidente nuclear de Fukushima
Uma clínica médica abriu, pela primeira vez em 12 anos, na cidade de Futaba, a localização da usina nuclear danificada de Fukushima Daiichi.
Cerca de 30 pessoas participaram de uma cerimônia de inauguração realizada no novo edifício na cidade de Futaba na quarta-feira (1). O prefeito da cidade, Izawa Shiro, disse que uma clínica médica desempenha um papel importante para os residentes e que ele trabalhará para dar-lhes um sentimento de alívio.
Todos os residentes da cidade foram evacuados após o terremoto e o acidente nuclear de 2011. Em agosto passado, uma ordem de evacuação foi suspensa para algumas das áreas designadas como “zonas de não-entrada”.
A cidade de Futaba foi a última entre os 12 municípios que receberam ordem de evacuação, afim de permitir o retorno dos residentes.
A clínica inicia sua operação na quinta-feira (2). Dois médicos virão ao prédio de fora da cidade, revezando-se para cuidar dos pacientes três dias por semana.
Kusano Yoshiro, um dos médicos, disse que trabalhou na cidade durante 22 anos antes do acidente de 2011. Ele disse que sente que a tão esperada reconstrução da cidade finalmente começou.
Um homem de 71 anos que voltou à cidade disse que se sente mais à vontade tendo uma nova clínica por perto. Ele disse que também seria um passo adiante para a cidade trazer maior comodidade, pois há muitas pessoas idosas na cidade.
- Japão registra julho mais quente desde 1898 - 2 de agosto de 2025 6:15 am
- Ucrânia aprova lei que garante independência anticorrupção - 2 de agosto de 2025 5:14 am
- LATAM LA603 retorna a LAX (Los Angeles) após suspeita de falha técnica - 2 de agosto de 2025 4:59 am