Economias do sudeste asiático registram um crescimento saudável
As maiores economias do sudeste asiático registraram um crescimento econômico impressionante, mas estão começando a diminuir à medida que o boom pós-pandêmico se desgasta.
As principais economias da região anunciaram seus números do PIB para o período de outubro a dezembro. O quadro é positivo, pois o abrandamento das restrições do coronavírus continuou a melhorar a situação.
O PIB de Cingapura cresceu 2,1 por cento em relação ao mesmo período do ano anterior. Isso foi mais lento do que no trimestre anterior. Mas os hotéis e restaurantes se saíram bem como resultado de um afluxo de turistas.
As Filipinas cresceram em 7,2% e a Malásia cresceu em 7,0%. A maior economia da região, a Indonésia, chegou a 5,0 por cento. A Tailândia ficou para trás, com 1,4%.
Os analistas dizem que a taxa de crescimento da região deve desacelerar este ano. O Fundo Monetário Internacional – FMI, espera que as cinco maiores economias cresçam em média 4,3%, abaixo do nível do ano passado. Uma razão é um abrandamento nas economias ocidentais, reduzindo a demanda por exportações.
Cingapura e Tailândia já estão vendo suas exportações caírem. Os analistas também estão observando as tendências econômicas na China, uma vez que o país tem laços profundos com o sudeste asiático.
- Rússia critica ameaça dos EUA a Índia por compra de petróleo russo - 6 de agosto de 2025 8:48 am
- Funcionários da TSMC são presos por roubo de segredos de chips - 6 de agosto de 2025 8:20 am
- Hiroshima relembra vítimas da bomba atômica, 80 anos depois - 6 de agosto de 2025 8:13 am