Belarus utiliza mísseis balísticos de curto alcance Iskander de fabricação russa
Oficiais do Ministério da Defesa bielorrusso dizem ter instalado mísseis balísticos de curto alcance Iskander, com capacidade nuclear, que compraram da Rússia.
O ministério disse na quarta-feira (1)que depois que os militares bielorrussos receberam treinamento na Rússia, o treinamento prático foi realizado em bases militares na Bielorrússia.
O ministério disse que o sistema de mísseis tem um alcance de até 500 quilômetros e pode atingir qualquer alvo. Os mísseis desenvolvidos pela Rússia podem transportar ogivas nucleares.
Belarus, um aliado da Rússia, está localizado ao norte da Ucrânia, compartilhando uma longa fronteira.
Em conversas com o presidente bielorrusso, Alexander Lukashenko, em junho passado, o presidente russo, Vladimir Putin, indicou que os sistemas de mísseis seriam fornecidos à Bielorrússia em uma data antecipada.
O último desenvolvimento ocorre depois que os dois países realizaram exercícios conjuntos da força aérea, de 16 de janeiro a quarta-feira (1).
Os observadores dizem que com a implantação do Iskander, a Rússia e Belarus estão lançando um aviso às nações ocidentais, que estão intensificando seu apoio militar à Ucrânia.
- Japão enfrenta nova onda de calor extremo com até 39°C - 3 de agosto de 2025 9:58 am
- Navios chineses invadem águas japonesas em Okinawa - 3 de agosto de 2025 1:56 am
- Trump posiciona submarinos nucleares após ameaça russa - 3 de agosto de 2025 1:45 am