Apoio à Ucrânia e OTAN é “sólido como rocha” diz Biden
O presidente americano, Joe Biden, viajou em segredo e surpreendeu as pessoas ao redor do mundo com uma visita a Kyiv.
Ele disse que era crítico mostrar que não há “nenhuma dúvida” sobre o apoio dos EUA. Agora, ele seguiu essa viagem com outra à Polônia, onde agradeceu ao povo por estarem juntos “pela liberdade”.
Biden falou em Varsóvia na terça-feira (21), a uma multidão que incluía refugiados ucranianos. Ele disse que Kyiv ainda está “forte e livre” e acrescentou que a invasão russa há um ano testou não apenas a Ucrânia, e não apenas a Europa, mas “todas as democracias”.
Biden disse: “A brutalidade nunca vai moer a vontade dos livres e da Ucrânia. A Ucrânia nunca será uma vitória para a Rússia. Nunca”.
Ele acrescentou que a OTAN surgiu mais unificada do que nunca, dizendo ao presidente polonês, Andrzej Duda, que os EUA precisam da Polônia e da OTAN, assim como a OTAN precisa dos EUA. Ele a denominou de “a mais consequente aliança”.
Duda disse que a visita de Biden à região, combinada com sua viagem a Kyiv, é um “sinal muito forte da responsabilidade” que os EUA assumem constantemente para a segurança da Europa e do mundo.
Os dois presidentes se encontrarão na quarta-feira (22), com outros líderes do flanco oriental da OTAN. Biden diz que os EUA e seus aliados anunciarão mais sanções contra aqueles que “têm a responsabilidade exclusiva de iniciar a guerra”.
- Governador de Fukui renuncia após acusações de assédio - 26 de novembro de 2025 12:24 am
- Agência Meteorológica do Japão alerta para novos tremores em Kyushu - 25 de novembro de 2025 11:53 pm
- Malásia proibirá que menores de 16 acessem redes sociais - 25 de novembro de 2025 11:42 pm

