Aliados ocidentais comprometem-se a apoiar a Ucrânia na contra-ofensiva
Os aliados da Ucrânia dizem que as tropas russas iniciaram uma nova ofensiva no leste. Eles se comprometeram a apoiar os ucranianos em uma contra-ofensiva de primavera.
Oficiais de defesa de cerca de 50 países se reuniram em Bruxelas na terça-feira (14), no que dizem ser um “momento crítico” para sua segurança. Eles prometeram apoiar os ucranianos na luta pela liberdade e permanecer por muito tempo.
O Secretário de Defesa dos EUA, Lloyd Austin, disse: “O que a Ucrânia quer fazer no primeiro momento possível é criar impulso e estabelecer condições no campo de batalha que continuem a seu favor”.
Austin disse que os ministros da Defesa não vêem nenhum sinal de que os russos estão se preparando para um “ataque aéreo maciço”. Os líderes ucranianos haviam pedido, anteriormente, aos aliados que os abastecessem de aeronaves. Entretanto, Powell não fez nenhuma promessa.
Os soldados russos estão lutando ao lado de mercenários em um ataque sustentado para tomar a cidade de Bakhmut, que eles vêem como um prêmio, no leste. Entretanto, as autoridades americanas dizem que uma vitória naquela cidade não teria um impacto estratégico sobre a guerra em geral.
- Nevascas e ventos fortes devem atingir costa do Mar do Japão - 25 de dezembro de 2025 11:36 pm
- Críticos acusam UE de avançar em censura digital e tensionar aliados - 25 de dezembro de 2025 11:08 pm
- Governo japonês avalia recuperar itens de navio afundado na Segunda Guerra Mundial - 25 de dezembro de 2025 10:56 pm

