Alguns suspeitos de roubo podem ser deportados antes para o Japão
O secretário de justiça das Filipinas disse que Manila pode entregar ao Japão alguns dos quatro homens suspeitos de envolvimento em uma recente série de roubos em Tóquio e em outras partes do país.
Os quatro são cidadãos japoneses e estão, atualmente, detidos em uma instalação de imigração nas Filipinas. Eles são suspeitos de ligações com os roubos, incluindo um caso envolvendo um suposto assassinato.
O governo filipino está trabalhando para entregá-los ao Japão na data mais próxima possível, conforme solicitado pela polícia japonesa. Mas três dos quatro homens só podem ser deportados depois que as acusações criminais apresentadas contra eles nas Filipinas forem arquivadas.
Audiências judiciais para casos envolvendo dois dos homens aconteceram em Manila na quinta-feira. Os dois são acusados de cometerem violência contra uma mulher. Um advogado disse que mais audiências serão realizadas na terça-feira.
Falando aos repórteres após as audiências, o secretário de justiça filipino, Jesus Crispin Remulla, indicou que seu país poderia, primeiro, deportar alguns dos homens para o Japão. Ele acrescentou que o processo poderia ser atrasado, pois os procedimentos legais são seguidos.
O governo filipino planeja continuar as conversações com o Japão sobre a transferência de soberania. Manila está tentando avançar no assunto antes que o presidente, Ferdinand Marcos Jr., visite o Japão a partir de quarta-feira.
- Rússia critica ameaça dos EUA a Índia por compra de petróleo russo - 6 de agosto de 2025 8:48 am
- Funcionários da TSMC são presos por roubo de segredos de chips - 6 de agosto de 2025 8:20 am
- Hiroshima relembra vítimas da bomba atômica, 80 anos depois - 6 de agosto de 2025 8:13 am