Yellen dos EUA e Liu da China concordam em intensificar o diálogo sobre economia e finanças
A Secretária do Tesouro dos EUA, Janet Yellen, e o vice-primeiro-ministro chinês, Liu He, responsável pelas questões econômicas, concordaram sobre a importância de aprofundar a comunicação sobre questões macroeconômicas e financeiras.
Eles realizaram suas primeiras conversações presenciais em Zurique, Suíça, na quarta-feira (18). A reunião ocorre após conversações entre o Presidente dos EUA, Joe Biden, e o Presidente chinês, Xi Jinping, em novembro.
Yellen disse a Liu, “Embora tenhamos áreas de desacordo, e as transmitiremos diretamente, não devemos permitir que mal-entendidos, particularmente aqueles decorrentes da falta de comunicação, piorem desnecessariamente nossa relação econômica e financeira bilateral”.
O Departamento do Tesouro dos EUA diz que concorda que, para a economia global, é importante para ambas as partes melhorar ainda mais a comunicação sobre os desenvolvimentos macroeconômicos e financeiros. O departamento também diz que Yellen levantou questões preocupantes em uma “franca troca de pontos de vista”, e que ela espera visitar a China em um futuro próximo.
O Ministério do Comércio da China diz que as conversações foram construtivas. Também diz que Liu expressou preocupação com as políticas comerciais e tecnológicas dos EUA para a China, e que a China gostaria de receber uma visita de Yellen em um momento apropriado este ano.
- Ramadã tem início na Indonésia e no Paquistão - 20 de fevereiro de 2026 12:15 am
- Guarda Costeira do Japão treina oficiais do Sudeste Asiático - 19 de fevereiro de 2026 11:40 pm
- Japoneses somem no Camboja e polícia teme golpes digitais - 19 de fevereiro de 2026 11:35 pm




















