Subvariante Omicron XBB.1.5 pode ser altamente resistente
A Organização Mundial da Saúde – OMS, informa que a subvariante Omicron XBB.1.5 do coronavírus pode ser mais transmissível e altamente imune.
A OMS publicou, na quarta-feira (11), sua rápida avaliação de risco por especialistas sobre a variante XBB.1.5.
O relatório diz que a subvariante mostrou uma vantagem de crescimento relativamente alta nos Estados Unidos e parece ser uma das variantes mais resistentes ao anticorpo até hoje. Diz: “Atualmente não há dados sobre a eficácia da vacina no mundo real contra doenças graves ou morte”.
O relatório também diz, “XBB.1.5 pode contribuir para o aumento da incidência de casos globalmente”, mas “a confiança geral na avaliação é baixa, pois as estimativas de vantagem de crescimento são de apenas um país”, os Estados Unidos.
Os Centros de Controle e Prevenção de Doenças dos EUA dizem que a subvariante XBB.1.5 constituiu uma estimativa de 27,6% de todas as novas infecções no país durante a semana até o último sábado. Isso é um aumento significativo em relação aos 2,3% estimados em 3 de dezembro.
A OMS diz que os casos XBB.1.5 foram relatados por 38 países, de 22 de outubro do ano passado até quarta-feira. Diz que mais de 80% deles foram confirmados nos Estados Unidos.
- Japão registra julho mais quente desde 1898 - 2 de agosto de 2025 6:15 am
- Ucrânia aprova lei que garante independência anticorrupção - 2 de agosto de 2025 5:14 am
- LATAM LA603 retorna a LAX (Los Angeles) após suspeita de falha técnica - 2 de agosto de 2025 4:59 am