Rússia e Belarus iniciam exercícios militares conjuntos
O Ministério da Defesa bielorrusso anunciou na segunda-feira (16), que iniciou exercícios conjuntos da força aérea com a Rússia.
Uma série de ações deve ser realizada até 1º de fevereiro, incluindo o reconhecimento e apoio às tropas terrestres.
A Ucrânia, vizinha de Belarus, reforçou sua vigilância, dizendo que a Rússia tem fortalecido seu grupo de aviação em Belarus sob o pretexto de realizar o exercício conjunto. Autoridades ucranianas dizem que a ameaça de mísseis e ataques aéreos da Bielorússia está aumentando.
Antes dos exercícios, o novo comandante adjunto da Rússia, Oleg Salyukov, visitou Belarus na semana passada, para inspecionar as tropas conjuntas.
O grupo de reflexão dos EUA, o Instituto para o Estudo da Guerra, revelou no domingo (15), “o curso de ação mais perigoso de uma ofensiva russa contra o norte da Ucrânia continua sendo improvável neste momento”. Ele chama os movimentos da Rússia de “atividades anômalas que intensificam a operação de informação de que a Rússia atacará a Ucrânia a partir da Bielorússia”.
O movimento ocorre enquanto as forças russas continuam seus ataques na Ucrânia. Um míssil russo atingiu um prédio residencial de nove andares na cidade oriental de Dnipro, no sábado (14).
O chefe adjunto do gabinete presidencial da Ucrânia, Kyrylo Tymoshenko, disse nas mídias sociais na segunda-feira (16), que 35 pessoas foram mortas no ataque, incluindo duas crianças, e outras 75 ficaram feridas. 35 pessoas continuam desaparecidas.
- Mais de 7 mil professores tiram licença por saúde mental no Japão - 22 de dezembro de 2025 11:26 pm
- Confrontos entre Tailândia e Camboja deixam milhares deslocados - 22 de dezembro de 2025 11:08 pm
- Polícia de Hong Kong prende 15 por roubo de ¥1 bilhão - 22 de dezembro de 2025 10:56 pm

