Relações Japão – EUA “nunca estiveram tão fortes” diz analista
O primeiro-ministro japonês, Kishida Fumio, visitará a Casa Branca na sexta-feira (13), pela primeira vez desde que tomou posse. Ele e o Presidente dos EUA Joe Biden estão trabalhando para “modernizar” a aliança.
Christopher Johnstone, ex-diretor da Ásia Oriental no Conselho de Segurança Nacional, disse à NHK que os dois países estão experimentando um nível de confiança sem precedentes.
Johnstone, que atualmente é o Presidente do Japão no Centro de Estudos Estratégicos e Internacionais em Washington, disse que “nunca se lembra de um momento de tal alinhamento” em suas perspectivas sobre questões estratégicas-chave e compromisso de trabalhar em conjunto para enfrentar desafios comuns.
Ele saudou a nova estratégia de segurança do Japão, dizendo que o aumento do investimento na defesa e a adoção de capacidades de contra-ataque servirá como um elemento dissuasor.
Johnstone disse: “Uma das melhores maneiras de deter a possibilidade de agressão é demonstrar o quanto os Estados Unidos e o Japão e outros aliados podem trabalhar juntos e a força das capacidades que nossas forças armadas, nossas forças de defesa, têm juntas”.
Falando da China, Johnstone disse que a modernização de suas forças armadas tem sido “dramática”. Ele acrescentou, entretanto, que a progressão da aliança EUA-Japão enviará um “sinal muito poderoso”.
- Japão deve receber menos turistas chineses no Ano Novo Lunar - 15 de fevereiro de 2026 11:46 pm
- Corrida de trenós com cães anima fim de semana em Hokkaido - 15 de fevereiro de 2026 11:41 pm
- Protesto em Minneapolis fecha loja Target e critica atuação do ICE - 15 de fevereiro de 2026 11:34 pm




















