Kishida encerra viagem para cinco nações do G7
O primeiro-ministro japonês, Kishida Fumio, destacou o acordo com outros líderes do G7 de que eles irão cooperar estreitamente para proteger a ordem internacional baseada em leis.
Kishida realizou uma conferência de imprensa em Washington no sábado (14), a última etapa de seu tour por cinco nações do G7.
Recordando as conversas com líderes da França, Itália, Grã-Bretanha, Canadá e Estados Unidos, Kishida disse que trocou opiniões francas com cada líder sobre questões bilaterais e cooperação, bem como sobre a situação incerta da segurança em todo o mundo.
Kishida disse que ele explicou o papel do Japão como presidente da cúpula do G7 deste ano em Hiroshima, e discutiu com eles a atividade do G7 ao longo do ano.
O primeiro-ministro disse que ele e outros líderes reafirmaram a unidade do grupo nos esforços para proteger a ordem internacional com base no Estado de Direito.
Com relação à sua reunião com o presidente americano Joe Biden, Kishida disse que o presidente expressou total apoio à decisão do Japão de fazer uma grande mudança em sua estratégia de segurança nacional, incluindo uma decisão de aumentar os gastos com a defesa e adquirir a capacidade de lançar contra-ataques.
Kishida também disse que ele e Biden concordaram que as estratégias de segurança nacional do Japão e dos EUA estão em alinhamento.
Ele disse que renovaram suas resoluções para fortalecer ainda mais a dissuasão da aliança Japão-EUA antes de emitirem uma declaração conjunta.
Kishida prometeu trabalhar para fortalecer a aliança e a cooperação bilateral de segurança que agora cobre os setores econômico e tecnológico.
Ele também se comprometeu a trabalhar mais para contribuir para a segurança das pessoas no Japão e sua prosperidade.
- Mais de 7 mil professores tiram licença por saúde mental no Japão - 22 de dezembro de 2025 11:26 pm
- Confrontos entre Tailândia e Camboja deixam milhares deslocados - 22 de dezembro de 2025 11:08 pm
- Polícia de Hong Kong prende 15 por roubo de ¥1 bilhão - 22 de dezembro de 2025 10:56 pm

