Kishida e Trudeau comprometem-se a impulsionar a cooperação na região do Indo-Pacífico
O primeiro-ministro japonês, Kishida Fumio, e seu homólogo canadense, Justin Trudeau, concordaram em impulsionar a cooperação para realizar uma região Indo-Pacífico livre e aberta.
Eles se encontraram na capital canadense, Ottawa, na quinta-feira (12). Foi a quarta etapa de Kishida em sua viagem a cinco países do G7, na preparação para a cúpula em Hiroshima, em maio.
Kishida disse, no início da reunião, que o Japão, que detém a presidência deste ano do G7, liderará as discussões sobre vários desafios globais, tais como mudança climática e segurança econômica, em cooperação com o Canadá e outros países.
Os líderes concordaram em unir forças para realizar com sucesso a cúpula de Hiroshima em meio à invasão russa da Ucrânia e outras questões internacionais.
Kishida explicou os esforços do Japão para reforçar, drasticamente, suas capacidades de defesa. Trudeau expressou sua aprovação.
O Canadá revelou uma nova estratégia Indo-Pacífico em novembro, que descreve a China como “um parceiro global cada vez mais perturbador”. Pequim tem intensificado suas atividades marítimas na região.
- Mais de 7 mil professores tiram licença por saúde mental no Japão - 22 de dezembro de 2025 11:26 pm
- Confrontos entre Tailândia e Camboja deixam milhares deslocados - 22 de dezembro de 2025 11:08 pm
- Polícia de Hong Kong prende 15 por roubo de ¥1 bilhão - 22 de dezembro de 2025 10:56 pm

