Japão pesquisará rotas logísticas alternativas
O Ministério dos Transportes do Japão está procurando novas rotas logísticas internacionais para se preparar para futuras interrupções como as causadas pela pandemia de coronavírus e pela invasão russa da Ucrânia.
O ministério está tomando a iniciativa depois que os navios porta-contêineres foram bloqueados nos portos quando a economia mundial estava se reabrindo, em meio à pandemia. As aeronaves estão evitando o espaço aéreo russo por razões de segurança, desde que a invasão começou no ano passado.
O ministério conduzirá um teste entre março e julho, para ajudar a encontrar rotas alternativas.
Empresas escolhidas entre os candidatos transportarão mercadorias em rotas diferentes das convencionais, que ligam o Japão à Europa e aos Estados Unidos.
O tempo, os custos e os procedimentos serão estudados.
O ministério está considerando fazer com que as empresas entreguem cargas através de portos no Canadá e no México, em vez daqueles na costa oeste dos EUA, onde os navios porta-contêineres foram mantidos.
Outra rota provável ligará o Japão à Europa por via ferroviária através da China.
Otsubo Hirotoshi, funcionário sênior do ministério, diz que um engarrafamento em um local não causará interrupções de longo prazo na cadeia de abastecimento se o Japão tiver rotas alternativas.
Ele acrescenta que o ministério quer assegurar várias opções com antecedência.
- Deslizamentos de terra matam ao menos 4 na Índia - 8 de agosto de 2025 5:49 am
- Putin e Trump devem se reunir nos próximos dias - 8 de agosto de 2025 5:36 am
- Polícia de Tóquio pede desculpas por prisões injustas - 8 de agosto de 2025 5:31 am