Japão marca 28º aniversário do Grande Terremoto de Hanshin-Awaji
O Japão está marcando o 28º aniversário do Grande Terremoto Hanshin-Awaji, que deixou 6.434 pessoas mortas.
O forte terremoto abalou a prefeitura ocidental de Hyogo e áreas próximas em 17 de janeiro de 1995, causando o colapso de dezenas de edifícios e a deflagração de incêndios nas áreas afetadas.
Um serviço memorial no Kobe East Park com cerca de 10.000 lanternas, que estão dispostas para formar os números “1.17” e os caracteres “Musubu,” ou ” vínculo” em japonês.
As autoridades esperam que estes eventos ajudem a reunir as gerações para que as lições aprendidas com o desastre sejam transmitidas aos jovens.
Os participantes estavam programados para fazer uma oração silenciosa às 5h46 da manhã, no exato momento em que o terremoto ocorreu.
O evento anual havia sido reduzido desde o início da pandemia do coronavírus. Mas este ano, os organizadores decidiram voltar à escala pré-pandêmica, apresentando o dobro do número de lanternas utilizadas no ano passado.
Hyogo, entretanto, enfrenta o desafio assustador de manter vivas as memórias do desastre.
Uma pesquisa mostra que o número de serviços memoriais realizados por grupos de cidadãos na prefeitura caiu em cerca de 30% em comparação com os anos pré-pandêmicos.
Além disso, há menos escolas e jardins de infância que realizam sessões de oração silenciosa ou exercícios de evacuação nesta época do ano.
- Frio intenso provoca falta de água em resort de Hakone - 11 de fevereiro de 2026 2:00 am
- Japão apresenta análise de detritos nucleares de Fukushima - 11 de fevereiro de 2026 1:55 am
- EUA transferirão comando de dois postos da OTAN a europeus - 11 de fevereiro de 2026 1:51 am
















