Japão esboça mudanças no sistema médico após o rebaixamento legal da COVID-19
O Ministério da Saúde do Japão esboçará, por volta do início de março, como o sistema médico para pacientes com coronavírus irá mudar, assim que o governo rebaixar a classificação legal da COVID-19.
As discussões do ministério sobre o assunto incluíram seu painel de especialistas.
O ministério planeja rever o sistema atual sob o qual todos os honorários médicos para as pessoas que se consultam ou estão hospitalizadas por sintomas do coronavírus são cobertos com dinheiro público.
Mas a revisão será feita em etapas para não desencorajar as pessoas de visitar os hospitais devido a um aumento acentuado dos honorários médicos que elas devem arcar.
O ministério também planeja tomar providências para permitir, em fases, mais instituições médicas com medidas anti-infecciosas para aceitar pacientes com coronavírus. Atualmente, somente instalações designadas podem aceitar tais pacientes.
Espera-se que o ministério inicie discussões completas sobre os planos e problemas potenciais no próximo mês. Em seguida, anunciará medidas específicas para que as instituições médicas e os governos locais possam fazer os preparativos sem problemas.
A COVID-19 está, agora, classificada como equivalente à categoria dois, o segundo nível mais severo no sistema de classificação sob a lei de controle de doenças infecciosas do Japão.
Essa classificação permite que as autoridades tomem medidas rigorosas, incluindo restrições aos movimentos das pessoas para evitar a propagação da doença.
O governo está planejando baixar a classificação da COVID-19 em 8 de maio, para a categoria cinco, o mesmo que a gripe sazonal.
- Astronauta japonês retorna à Terra após 5 meses na ISS - 10 de agosto de 2025 5:17 am
- Coreia do Norte retira alto-falantes na fronteira - 10 de agosto de 2025 3:04 am
- Trump e Putin se reunirão no Alasca para discutir Ucrânia - 10 de agosto de 2025 2:54 am