Japão e EUA realizam reunião “dois mais dois”
Líderes das Relações Exteriores e de Defesa do Japão e dos Estados Unidos se reuniram em Washington para garantir a eficácia da nova política de defesa do Japão, o que dá ao país a capacidade de lançar contra-ataques.
As conversações “dois mais dois” começaram na quarta-feira (11), horário local.
O Ministro das Relações Exteriores do Japão, Hayashi Yoshimasa, e o Ministro da Defesa, Hamada Yasukazu, estão se encontrando com seus homólogos americanos, o Secretário de Estado, Antony Blinken, e o Secretário da Defesa, Lloyd Austin.
Espera-se que o lado japonês explique as revisões dos principais documentos de segurança que darão ao Japão a capacidade de lançar contra-ataques.
Espera-se que os dois lados concordem em discutir quais os papéis a serem desempenhados para melhor utilizar essa capacidade.
Como o Japão enfrenta o desafio de estabelecer um sistema de defesa no espaço, espera-se que os dois lados confirmem a necessidade de incluir o espaço exterior no Artigo Cinco do Tratado de Segurança Japão-EUA. O artigo obriga os Estados Unidos a defender territórios sob o controle administrativo do Japão.
O governo dos Estados Unidos está preparado para reorganizar o Corpo de Fuzileiros Navais estacionado na prefeitura japonesa de Okinawa e criar uma nova unidade que responderá às ameaças militares às ilhas remotas.
O movimento ocorre em meio à crescente presença chinesa nos mares da China Oriental e do Sul da China.
- Japão deve receber menos turistas chineses no Ano Novo Lunar - 15 de fevereiro de 2026 11:46 pm
- Corrida de trenós com cães anima fim de semana em Hokkaido - 15 de fevereiro de 2026 11:41 pm
- Protesto em Minneapolis fecha loja Target e critica atuação do ICE - 15 de fevereiro de 2026 11:34 pm




















