Japão e EUA planejam estender o tratado bilateral de segurança para cobrir o espaço exterior
Os governos japonês e americano planejam estender seu tratado bilateral de segurança para ser aplicado a ataques no espaço exterior.
Ambos os lados estão tomando providências para que o Artigo Cinco do Tratado de Segurança Japão-EUA inclua o espaço. O artigo obriga os Estados Unidos a defender territórios sob o controle administrativo do Japão.
A medida ocorre quando o Japão enfrenta o desafio de estabelecer um sistema de defesa no espaço. A China e a Rússia estão acelerando a tecnologia espacial para garantir vantagens militares.
Não há fronteiras no espaço exterior, mas o Japão e os EUA estão considerando definir os satélites do Japão como sob a administração do país.
Espera-se que ambos os governos confirmem o plano em uma reunião “dois mais dois” de ministros das Relações Exteriores e da Defesa, em Washington, a ser realizada na quarta-feira (11), horário local.
O Japão e os EUA confirmaram, em uma reunião de mais de dois anos, em 2019, que seu tratado de segurança também se aplica aos ciberataques.
- Sons do Brasil 564 destaca trajetória multifacetada de Tato Fischer - 16 de fevereiro de 2026 8:20 pm
- Koka une comunidades e estrangeiros no Machizukuri - 16 de fevereiro de 2026 7:50 pm
- Carga aérea em Narita atinge recorde impulsionada por fármacos - 16 de fevereiro de 2026 6:17 pm




















