Guterres pede cooperação para superar as divisões geopolíticas
O Secretário Geral da ONU, Antonio Guterres, expressou forte preocupação com as divisões geopolíticas e exortou os líderes políticos e empresariais mundiais a cooperarem para resolvê-las.
O líder da ONU proferiu um discurso no Fórum Econômico Mundial em Davos, na Suíça, nesta quarta-feira (18). A reunião deste ano é realizada sob o tema: “Cooperação em um Mundo Fragmentado”.
Guterres disse: “Enfrentamos os mais graves níveis de divisão geopolítica e desconfiança em gerações, e isso está minando tudo”.
Após citar a ruptura entre os Estados Unidos e a China, ele expressou preocupação com a divisão entre países desenvolvidos e nações emergentes e em desenvolvimento, coletivamente chamadas de Sul Global.
Ele disse que não está convencido de que o mundo mais rico e seus líderes realmente compreendem “o grau de frustração e até mesmo de raiva no Sul Global”.
Ao final de seu discurso, Guterres disse: “Precisamos de recursos e cooperação do setor privado para podermos avançar em nossos objetivos comuns de paz, desenvolvimento sustentável e direitos humanos”.
Ele disse: “Agora, mais do que nunca, é hora de forjar os caminhos para a cooperação em nosso mundo fragmentado”.
- Ramadã tem início na Indonésia e no Paquistão - 20 de fevereiro de 2026 12:15 am
- Guarda Costeira do Japão treina oficiais do Sudeste Asiático - 19 de fevereiro de 2026 11:40 pm
- Japoneses somem no Camboja e polícia teme golpes digitais - 19 de fevereiro de 2026 11:35 pm




















