Guarda costeira indonésia recebe suporte do Japão para treinamento
O pessoal da guarda costeira indonésia recebeu treinamento fornecido por seus homólogos japoneses sobre formas de lidar com navios suspeitos. A instrução teve lugar na capital, Jacarta.
Dez oficiais do lado indonésio participaram da sessão de treinamento na terça-feira (17), e aprenderam técnicas com os oficiais da Guarda Costeira do Japão sobre como subjugar os membros da tripulação.
A Indonésia é a maior nação arquipélago do mundo e compartilha com outros países uma faixa marítima chave através do Estreito de Malaca e do Estreito de Cingapura. Cerca de 90% do petróleo bruto que o Japão importa passa pelo Estreito de Malaca.
A Indonésia designa as águas da parte sul do Mar do Sul da China como sua zona econômica exclusiva. A nação do sudeste asiático está em desacordo com a China, que reivindica quase todo esse mar.
A guarda costeira da Indonésia tem apenas 10 navios de patrulha. O país está trabalhando para melhorar sua capacidade de patrulhamento marítimo, intensificando a cooperação com outras nações, incluindo os Estados Unidos, que está fornecendo apoio financeiro à Indonésia.
Um oficial da guarda costeira indonésia disse que há muitos pontos no oceano onde os crimes podem acontecer, e quer estar pronto para lidar com qualquer incidente.
Ishizuka Ikuko, da Guarda Costeira do Japão, disse que espera aprofundar uma relação de confiança entre os dois países e quer contribuir para a realização de uma região Indo-Pacífico livre e aberta, baseada no Estado de Direito.
- Vazamento de água com trítio é registrado em usina de Fukui - 23 de dezembro de 2025 10:40 pm
- A volta ao mundo em um só jantar - 23 de dezembro de 2025 10:05 pm
- Mais de 7 mil professores tiram licença por saúde mental no Japão - 22 de dezembro de 2025 11:26 pm

