Ícone do site Radio Shiga

Especialistas no Japão discutem a subvariante Omicron XBB.1.5

Especialistas no Japão discutem a subvariante Omicron XBB.1.5

Especialistas no Japão manifestaram cautela sobre o surgimento de uma nova cepa do coronavírus, a subvariante Omicron XBB.1.5.

Especialistas encarregados de avaliar a situação do coronavírus em Tóquio disseram em uma reunião, na quinta-feira (12), que 15 casos de XBB.1.5 foram confirmados na capital desde que a subvariante foi detectada pela primeira vez em 1 de dezembro.

Um painel de especialistas do Ministério da Saúde disse que a Organização Mundial da Saúde – OMS e outros apontam para a possibilidade de que XBB.1.5 possa estar contribuindo para o aumento do número de casos.

Mas os especialistas disseram que não há evidências epidemiológicas ou clínicas sobre a transmissibilidade e a gravidade do XBB.1.5. Eles enfatizaram a importância de analisar as situações no exterior e continuar o monitoramento através da análise do genoma.

O Professor Hamada Atsuo do Hospital Universitário Médico de Tóquio diz que o XBB.1.5 não só é mais capaz de evitar a imunidade, mas também é mais infeccioso. Ele acrescentou que está preocupado que esta subvariante possa prolongar a atual oitava onda da pandemia.

Siga-nos
Últimos posts por Radio Shiga (exibir todos)
Sair da versão mobile