Especialistas no Japão discutem a subvariante Omicron XBB.1.5
Especialistas no Japão manifestaram cautela sobre o surgimento de uma nova cepa do coronavírus, a subvariante Omicron XBB.1.5.
Especialistas encarregados de avaliar a situação do coronavírus em Tóquio disseram em uma reunião, na quinta-feira (12), que 15 casos de XBB.1.5 foram confirmados na capital desde que a subvariante foi detectada pela primeira vez em 1 de dezembro.
Um painel de especialistas do Ministério da Saúde disse que a Organização Mundial da Saúde – OMS e outros apontam para a possibilidade de que XBB.1.5 possa estar contribuindo para o aumento do número de casos.
Mas os especialistas disseram que não há evidências epidemiológicas ou clínicas sobre a transmissibilidade e a gravidade do XBB.1.5. Eles enfatizaram a importância de analisar as situações no exterior e continuar o monitoramento através da análise do genoma.
O Professor Hamada Atsuo do Hospital Universitário Médico de Tóquio diz que o XBB.1.5 não só é mais capaz de evitar a imunidade, mas também é mais infeccioso. Ele acrescentou que está preocupado que esta subvariante possa prolongar a atual oitava onda da pandemia.
- Japão deve receber menos turistas chineses no Ano Novo Lunar - 15 de fevereiro de 2026 11:46 pm
- Corrida de trenós com cães anima fim de semana em Hokkaido - 15 de fevereiro de 2026 11:41 pm
- Protesto em Minneapolis fecha loja Target e critica atuação do ICE - 15 de fevereiro de 2026 11:34 pm




















