Brasil: Moraes determina que interventor do DF esclareça conduta de agentes
O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, determinou nesta terça-feira, 17, que Ricardo Cappelli, interventor de segurança pública do Distrito Federal (DF), esclareça a conduta dos agentes de segurança do Distrito durante os ataques que ocorreram na Praça dos Três Poderes, em Brasília, em 8 de janeiro. A ordem consta em um ofício enviado por Moraes a Cappelli.
O magistrado ainda enviou um ofício ao ministro Flávio Dino, da Justiça e Segurança Pública, interpelando sobre a possibilidade de uma apuração de crimes contra o presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O ministro da Justiça é o responsável por solicitar qualquer tipo de investigação de crimes praticados contra o chefe do Executivo.
Moraes determinou um prazo de dez dias para que Andrei Rodrigues, diretor-geral da Polícia Federal, entregue um relatório parcial das provas já coletadas em relação aos atos de vandalismo praticados contra os Três Poderes. O magistrado ainda requereu que o documento identificasse possíveis investigados com foro privilegiado, como deputados que teriam incentivado a invasão.
Na segunda-feira 16, a Procuradoria-Geral da República acusou formalmente 39 pessoas de terem invadido e praticado atos de vandalismo no Senado. Elas foram acusadas de cinco crimes, incluindo tentativa de golpe de Estado, associação criminosa armada e abolição violenta do Estado Democrático de Direito.
Segundo o relatório da Diretoria-Geral do Senado, o valor total dos danos foi estimado em R$ 3,5 milhões. No entanto, o custo real dos ataques que destruíram móveis históricos e obras de arte é tratado como “inestimável” pela perícia.
- A volta ao mundo em um só jantar - 23 de dezembro de 2025 10:05 pm
- Mais de 7 mil professores tiram licença por saúde mental no Japão - 22 de dezembro de 2025 11:26 pm
- Confrontos entre Tailândia e Camboja deixam milhares deslocados - 22 de dezembro de 2025 11:08 pm

