Zelenskyy: ucranianos “nunca mais serão engrenagens de alguns impérios”
O presidente ucraniano, Volodymyr Zelenskyy, apelou pela unidade nacional no aniversário do referendo de 1991 que confirmou um apoio esmagador à independência da ex-União Soviética.
Em uma mensagem de vídeo na quinta-feira, Zelenskyy disse que todos os anos, no dia 1º de dezembro, os ucranianos relembram um evento que definiu a história.
Zelenskyy acrescentou que o desejo dos ucranianos de viver livremente não será quebrado e que eles “nunca mais serão engrenagens de alguns impérios”.
Os militares ucranianos estão em alerta máximo contra novos ataques de mísseis por parte da Rússia, que visam instalações de infra-estrutura.
Um alto funcionário militar ucraniano disse, na quinta-feira, que “ainda há uma ameaça de ataques de mísseis lançados pelo inimigo” em infra-estrutura crítica em todo o território ucraniano, num futuro próximo.
A Rússia está lançando, repetidamente, ataques maciços de mísseis em toda a Ucrânia, causando grave escassez de energia no inverno.
Mais de nove meses após a invasão militar russa, a Ucrânia enfrenta o desafio de fornecer cuidados psicológicos aos soldados e suas famílias.
Uma instalação pública em Lviv, na Ucrânia ocidental, diz ter ajudado cerca de 1.000 soldados traumatizados desde o início da invasão.
O centro diz que os soldados estão sofrendo de flashbacks de suas experiências no campo de batalha e alguns se tornaram dependentes de álcool e drogas. O centro diz que o número de soldados e familiares que precisam de ajuda está aumentando.
O responsável pelo centro diz que eles esperam continuar oferecendo o apoio necessário aos soldados e suas famílias.
- B-21 Raider realiza primeiro voo com sucesso nos EUA - 3 de julho de 2025 8:50 am
- Onda de forte calor atinge grande parte do Japão - 3 de julho de 2025 8:33 am
- Trump diz que trégua de 60 dias em Gaza segue incerta - 3 de julho de 2025 8:20 am