Restaurado grande portal de santuário, patrimônio mundial, em Hiroshima
O imponente portal ao largo da costa de um santuário do Patrimônio Mundial da UNESCO, na prefeitura japonesa de Hiroshima, foi restaurado à sua antiga glória.
O portal Otorii, de 16 metros de altura e 24 metros de largura, fica no mar, a uma curta distância do salão principal do Santuário de Itsukushima, na cidade de Hatsukaichi. O santuário xintoísta foi reconstruído no século XII.
O trabalho de reparo e preservação do portal levou três anos e meio. Foi o primeiro projeto em grande escala em cerca de sete décadas.
Os trabalhadores reforçaram a resistência do portão aos terremotos, enquanto os artesãos retocavam seu telhado e repintaram seus pilares de vermelhão.
O portal, agora, é visível em sua totalidade após a remoção de andaimes e redes de proteção utilizadas para o programa de restauração.
Cerca de 30 pessoas comemoraram a conclusão do projeto durante uma cerimônia neste domingo (18), que apresentou um ritual para purificar o portão.
Um engenheiro civil, envolvido no projeto, disse estar satisfeito por ter ajudado a reparar o portal junto com outros técnicos, apesar dos danos maiores do que o esperado à estrutura.
Um membro do clero do santuário disse que espera que as pessoas visitem e vejam o portal para entrar no Ano Novo com sentimentos abençoados.
- China sanciona subsidiárias de estaleiro sul-coreano nos EUA - 15 de outubro de 2025 8:16 am
- Estrangeiros treinam espírito samurai em Fukushima - 15 de outubro de 2025 3:33 am
- Nikkei despenca com crise política e tensão comercial - 15 de outubro de 2025 3:14 am