Japão assina acordo para importação de mais GLP de Omã
As empresas comerciais japonesas e a maior empresa de energia do país chegaram a um novo acordo com o governo de Omã para importar mais gás natural liquefeito do país. A medida ocorre em meio a uma escassez global de GNL devido à invasão russa da Ucrânia.
Mitsui & Co., Itochu e Jera anunciaram na terça-feira (27), que assinaram um acordo para importar mais de 2 milhões de toneladas de GNL, anualmente, a partir de 2025, durante um período de cerca de 10 anos.
O Ministro da Indústria do Japão, Nishimura Yasutoshi, participou da cerimônia de assinatura na capital de Omã, Muscat.
Nishimura disse: “Será extremamente significativo para a segurança energética do Japão, pois espera-se que a oferta e a demanda de GNL permaneçam restritas”.
O Japão vê Omã como um parceiro importante para a segurança energética, já que a localização do estado do Golfo, fora do Estreito de Hormuz, o torna menos vulnerável a conflitos regionais.
O Japão importa, atualmente, mais de 1,9 milhões de toneladas de GNL anualmente de Omã. Isto responde por 2,6% do total de importações da fonte de energia.
Mitsui e Itochu têm participações nos projetos de GNL de Omã.
Fontes dizem que outras empresas japonesas também estão negociando acordos com Omã. Se elas se materializarem, as importações anuais de GNL do Japão a partir do país poderão aumentar significativamente.
- Murase conquista ouro no snowboard big air nos jogos olímpicos de inverno de Milão-Cortina - 10 de fevereiro de 2026 10:45 pm
- Sony encerrará envios de gravadores Blu-ray no Japão - 10 de fevereiro de 2026 10:41 pm
- Japão deve aderir à iniciativa da OTAN de apoio à Ucrânia - 10 de fevereiro de 2026 10:31 pm
















