Guarda Costeira Japonesa implantará mais aeronaves não tripuladas para reforçar a vigilância
Segundo a NHK a Guarda Costeira do Japão está se preparando para implantar mais veículos aéreos não tripulados, para intensificar as atividades de vigilância nas águas ao redor do Japão.
Fontes dizem que a guarda costeira planeja aumentar o número de SeaGuardians, dos atuais, para três até abril, na melhor das hipóteses, e acrescentar outros mais tarde.
Os oficiais da guarda costeira dizem que a aeronave introduzida em outubro deste ano pode ser pilotada remotamente, a partir de uma estação de controle em terra. Suas câmeras de alta definição podem detectar navios e outros objetos a partir de altitudes superiores a 3.000 metros, e identificá-los à noite usando raios infravermelhos.
O SeaGuardian pode voar mais de 24 horas sem parar e enviar imagens em tempo real para que sejam verificadas em terra.
As autoridades dizem que usarão as aeronaves para patrulhar as águas territoriais e operações de resgate.
Acredita-se que o SeaGuardian tenha mais do que o dobro ou o triplo das capacidades das aeronaves tripuladas em termos de tempo de vôo e áreas cobertas.
É provável que os veículos não tripulados sejam utilizados principalmente nas águas da Península de Noto no Mar do Japão, onde a pesca ilegal por embarcações norte-coreanas e chinesas é desenfreada.
A Força Marítima de Autodefesa do Japão também planeja iniciar as operações do SeaGuardian em caráter experimental no próximo ano fiscal, a partir de abril.
A guarda costeira diz que está considerando compartilhar informações em tempo real com a MSDF.
- Ramadã tem início na Indonésia e no Paquistão - 20 de fevereiro de 2026 12:15 am
- Guarda Costeira do Japão treina oficiais do Sudeste Asiático - 19 de fevereiro de 2026 11:40 pm
- Japoneses somem no Camboja e polícia teme golpes digitais - 19 de fevereiro de 2026 11:35 pm




















