Forças Terrestres de Autodefesa do Japão, oficiais do Exército americano do Pacífico e oficiais do Exército filipino se comprometem a maior cooperação
Altos oficiais da Força Terrestre de Autodefesa do Japão – Ground Self-Defense Force, GSDF, do Exército Americano do Pacífico e do Exército Filipino disseram que trabalharão em conjunto para manter a estabilidade na região do Indo-Pacífico.
Oficiais militares superiores das Filipinas observaram alguns dos exercícios conjuntos realizados pelo GSDF e pelo exército dos EUA, em acampamentos, em várias partes do Japão. Os exercícios assumiram um cenário de defesa de ilhas remotas.
Os líderes se reuniram no domingo (11), na primeira reunião de três vias, no Campo Asaka, que se estende por Tóquio e sua vizinha Prefeitura de Saitama, no norte do país.
Durante a conferência de imprensa que se seguiu, o Chefe de Gabinete do GSDF, Yoshida Yoshihide, disse que o fortalecimento das relações entre os três países se tornará uma grande força contra qualquer tentativa de mudar o status quo da região pela força, e ajudará a manter a ordem internacional baseada no Estado de Direito.
O General Charles Flynn, comandante do Exército dos EUA no Pacífico, disse que o treinamento e a preparação conjunta por vários aliados era necessária sob o atual ambiente de segurança.
O Tenente-General Romeo Brawner Jr., do Exército Filipino, disse que os três países irão aprofundar ainda mais sua cooperação para lidar com desafios e questões imediatas.
O Japão e as Filipinas têm fortalecido seus laços de defesa. Os dois países realizaram conversações ministeriais estrangeiras e de defesa em abril, e a Força Aérea de Auto-Defesa do Japão enviou seus caças às Filipinas pela primeira vez desde a Segunda Guerra Mundial, na terça-feira.
- Alerta de calor extremo atinge quase todo o Japão - 5 de agosto de 2025 11:51 am
- Incêndio interrompe festival de fogos em Yokohama - 5 de agosto de 2025 7:04 am
- Salário mínimo no Japão pode ultrapassar 1.000 ienes/hora - 5 de agosto de 2025 6:38 am