Empresa japonesa lança com sucesso o 1º módulo de aterrissagem lunar particular
Uma empresa japonesa lançou, com sucesso, o que poderia se tornar a primeira nave espacial, financiada privadamente, a pousar na Lua.
A nave espacial lunar não tripulada foi desenvolvida pela ispace, startup sediada em Tóquio. O foguete, com o lander, foi lançado da Flórida pela empresa americana SpaceX, às 7:38 UTC no domingo (11).
A espaçonave foi separada do foguete 47 minutos após a decolagem. Ela navegará em direção à lua, que fica a cerca de 380.000 quilômetros da Terra.
Espera-se que toque na superfície da lua no final de abril do próximo ano. Se for bem sucedida, será a primeira vez que uma empresa privada aterrissará uma nave espacial na Lua.
O lançamento havia sido adiado por cerca de um mês para inspeções adicionais.
O lander está transportando pequenos robôs desenvolvidos pela Agência de Exploração Aeroespacial do Japão e outras entidades. Ele conduzirá pesquisas de superfície e fará experiências com vários tipos de tecnologia.
Documentos de pesquisa divulgados nos últimos anos sugerem que há água na lua. Ela é, agora, considerada como uma base potencial para a atividade humana no espaço.
A competição internacional no campo do desenvolvimento espacial tem se intensificado com projetos como o programa de exploração lunar Artemis, liderado pelos EUA.
Empresas privadas também estão tentando expandir as áreas no espaço que podem ser utilizadas para fins comerciais.
A aterrissagem lunar planejada poderia inaugurar uma nova era para oportunidades de negócios na lua.
- Alerta de calor extremo atinge quase todo o Japão - 5 de agosto de 2025 11:51 am
- Incêndio interrompe festival de fogos em Yokohama - 5 de agosto de 2025 7:04 am
- Salário mínimo no Japão pode ultrapassar 1.000 ienes/hora - 5 de agosto de 2025 6:38 am