20.4 C
Kóka
quinta-feira, 19 junho, 2025 12:15: pm
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_img

Empresa estatal russa não concorda com zona de segurança em volta da usina nuclear de Zaporizhzhia diz Agência Internacional de Energia Atômica

A Agência Internacional de Energia Atômica - AIEA, não conseguiu chegar a um acordo com a empresa nuclear estatal russa Rosatom sobre formas de garantir a segurança de uma usina nuclear controlada pela Rússia na Ucrânia.

Empresa estatal russa não concorda com zona de segurança em volta da usina nuclear de Zaporizhzhia diz Agência Internacional de Energia Atômica

A Agência Internacional de Energia Atômica – AIEA, não conseguiu chegar a um acordo com a empresa nuclear estatal russa Rosatom sobre formas de garantir a segurança de uma usina nuclear controlada pela Rússia na Ucrânia.

O diretor geral da AIEA, Rafael Grossi, encontrou-se com o chefe da Rosatom em Moscou, na quinta-feira (22).

Grossi disse no Twitter que as conversações eram “necessárias” e que ele continuaria seus esforços para estabelecer uma zona de segurança em torno da usina de Zaporizhzhia, no sul da Ucrânia.

Rosatom emitiu uma declaração dizendo que as conversações continuarão.

O Chefe do Estado-Maior Geral das Forças Armadas russas, Valery Gerasimov, reiterou a intenção de seu país de manter o controle da usina.

Ele disse que a segurança da usina só pode ser garantida com as atividades das forças armadas russas.

A usina de Zaporizhzhia é uma das maiores usinas nucleares da Europa. A Rússia tomou o controle da usina nos estágios iniciais da invasão da Ucrânia.

Os trabalhadores tiveram que restaurar a energia externa da usina toda vez que o bombardeio cortou o fornecimento necessário para resfriar os reatores.

A Rússia e a Ucrânia se acusaram mutuamente pelos bombardeios.

SourceNHK

Artigos relacionados

ÁSIA

spot_imgspot_img