Empresa estatal russa não concorda com zona de segurança em volta da usina nuclear de Zaporizhzhia diz Agência Internacional de Energia Atômica
A Agência Internacional de Energia Atômica – AIEA, não conseguiu chegar a um acordo com a empresa nuclear estatal russa Rosatom sobre formas de garantir a segurança de uma usina nuclear controlada pela Rússia na Ucrânia.
O diretor geral da AIEA, Rafael Grossi, encontrou-se com o chefe da Rosatom em Moscou, na quinta-feira (22).
Grossi disse no Twitter que as conversações eram “necessárias” e que ele continuaria seus esforços para estabelecer uma zona de segurança em torno da usina de Zaporizhzhia, no sul da Ucrânia.
Rosatom emitiu uma declaração dizendo que as conversações continuarão.
O Chefe do Estado-Maior Geral das Forças Armadas russas, Valery Gerasimov, reiterou a intenção de seu país de manter o controle da usina.
Ele disse que a segurança da usina só pode ser garantida com as atividades das forças armadas russas.
A usina de Zaporizhzhia é uma das maiores usinas nucleares da Europa. A Rússia tomou o controle da usina nos estágios iniciais da invasão da Ucrânia.
Os trabalhadores tiveram que restaurar a energia externa da usina toda vez que o bombardeio cortou o fornecimento necessário para resfriar os reatores.
A Rússia e a Ucrânia se acusaram mutuamente pelos bombardeios.
- Armandinho Macêdo e Kazufumi Miyazawa fecham os shows do Festival Brasil&Latino 2025, em Tóquio - 19 de junho de 2025 11:05 am
- Programa O Sul em Cima edição 14/2025 destaca Beto Scopel e Projeto CCOMA - 19 de junho de 2025 10:23 am
- Rússia abre fórum econômico com foco em países emergentes - 19 de junho de 2025 4:40 am