Zelenskyy visita Kherson libertado
O presidente ucraniano, Volodymyr Zelenskyy, visitou a cidade de Kherson, que as forças ucranianas retomaram da Rússia.
Zelenskyy publicou uma foto de si mesmo aplaudindo as tropas ucranianas. A mídia local relatou que Zelenskyy lhes disse: “Estamos indo em frente”.
Os militares russos afirmaram ter tomado o controle total da região de Kherson em março. O Kremlin, então, anexou, unilateralmente, Kherson e três outras regiões em setembro.
Os militares russos se retiraram da cidade e de outras partes da região após uma intensa contra-ofensiva das forças ucranianas.
As tropas e funcionários administrativos ucranianos voltaram à cidade para estabilizar a situação.
Zelenskyy disse, no domingo, que os combates na região de Donetsk continuam tão intensos quanto nos dias anteriores. Ele disse que o nível dos ataques russos não está diminuindo. Mas disse que o nível de resiliência e bravura dos combatentes ucranianos é o mais alto.
O Institute for the Study of War, um grupo de reflexão americano, diz que a Ucrânia obteve uma importante vitória na campanha que libertou a região ocidental de Kherson.
Ele diz que o sucesso da Ucrânia resultou em grande parte do uso inovador das Forças Armadas Ucranianas do sistema de foguete de precisão HIMARS, fornecido pelos EUA, para interromper as linhas de abastecimento russas.
O grupo de reflexão é da opinião que Putin, provavelmente, deixou o comandante russo retirar-se de Kherson ocidental “na condição de assumir o resto da região de Donetsk usando as forças russas recuperadas de Kherson ocidental”.
Acrescenta “as operações ofensivas russas na região de Donetsk se intensificarão nas próximas semanas à medida que mais militares mobilizados chegarem junto com as forças retiradas do Kherson ocidental”.
- Calor extremo atinge áreas afetadas por chuvas no Japão - 14 de agosto de 2025 7:55 am
- Governo Trump revoga vistos de secretários do Ministério da Saúde relacionados com o programa Mais Médicos - 14 de agosto de 2025 7:51 am
- Memorial Restart Community completa 4 anos: um jardim de lembranças, respeito e esperança para famílias estrangeiras no Japão - 14 de agosto de 2025 5:57 am