Reunião ministerial da APEC será aberta nesta quinta-feira (17)
Ministros de 21 nações e territórios membros do fórum de Cooperação Econômica Ásia-Pacífico, Asia-Pacific Economic Cooperation – APEC, abrirão sua reunião em Bangkok nesta quinta-feira, em meio a uma disputa sobre a invasão da Rússia na Ucrânia.
O Japão será representado pelo Ministro das Relações Exteriores do Japão, Hayashi Yoshimasa, e pelo Ministro da Economia, Comércio e Indústria, Nishimura Yasutoshi.
Esta será a primeira reunião presencial em quatro anos. Os ministros discutirão o crescimento e a sustentabilidade na região, o comércio livre e aberto e a facilitação de investimentos na era pós-pandêmica.
O Japão planeja criticar a Rússia, dizendo que a paz e a estabilidade são vitais para o crescimento na região. É também para exortar os membros a fortalecer suas cadeias de fornecimento de energia e produtos alimentícios.
Como algumas nações do bloco permanecem em desacordo com a Rússia sobre a situação na Ucrânia, os ministros da APEC não conseguiram compilar uma declaração nos campos de comércio, finanças, produtos alimentícios e segurança.
O G20, que se reuniu na quarta-feira, adotou uma declaração. Ainda não se sabe se os ministros da APEC podem seguir o exemplo e refletir as diferenças nas posições dos participantes.
Antes da reunião, Nishimura expressou a esperança de trazer desenvolvimento sustentável à região, mantendo ao mesmo tempo um ambiente de comércio livre e justo e de investimentos.
- Vietnã e China iniciam construção de nova ferrovia - 20 de dezembro de 2025 7:16 am
- Declaração sobre armas nucleares gera reação no Japão - 20 de dezembro de 2025 7:11 am
- Governo de Tóquio alerta contra compra de etomidato - 20 de dezembro de 2025 4:11 am
















