Primeiro-ministro japonês, Kishida, prepara-se para iniciar viagem ao Sudeste Asiático
O primeiro-ministro japonês, Kishida Fumio, iniciará uma viagem de nove dias ao sudeste asiático nesta sexta-feira (11). Ele deverá participar da cúpula do G20 e de duas outras reuniões.
Kishida visitará o Camboja, a Indonésia e a Tailândia durante a viagem. Ele participará da conferência da Associação das Nações do Sudeste Asiático – ASEAN, e do Fórum Econômico Ásia-Pacífico, além da cúpula do G20.
Espera-se que Kishida enfatize a importância da unidade internacional baseada no Estado de Direito durante as reuniões, que ocorrem quando a invasão russa da Ucrânia ameaça a ordem internacional.
O primeiro-ministro planeja destacar a determinação do Japão em criar um abastecimento estável de alimentos e promover a descarbonização.
Kishida realizará uma reunião de cúpula tripartite no Camboja, com os líderes dos EUA e da Coréia do Sul. Eles discutirão suas respostas à Coréia do Norte, que lançou, repetidamente, mísseis balísticos recentemente.
O primeiro-ministro japonês realizará uma reunião bilateral com o presidente dos EUA, Joe Biden. Espera-se que os dois líderes reafirmem a importância da aliança Japão-EUA, tendo em vista o aumento das atividades marítimas da China.
Uma cúpula com o presidente chinês, Xi Jinping, também está sendo considerada. Se a reunião presencial for realizada, será a primeira em três anos.
- Zelenskyy avança negociações com EUA para compra de armas - 29 de setembro de 2025 8:13 am
- Pânico em comício na Índia deixa ao menos 36 mortos - 29 de setembro de 2025 8:07 am
- Ex-ministro chinês é condenado à morte por corrupção - 29 de setembro de 2025 3:55 am