Líderes do G20 divididos sobre a Ucrânia
Os líderes do G20 se reuniram em Bali, Indonésia, na terça-feira, para enfrentar alguns desafios de alcance global: o aumento dos preços dos alimentos e da energia. Mas eles estavam divididos, mesmo antes de começarem, pela invasão da Ucrânia.
Muitos líderes pressionaram seus anfitriões a retirar um convite ao presidente russo, Vladimir Putin. Os indonésios resistiram, mas, no final, Putin decidiu não comparecer. Seu ministro das Relações Exteriores, Sergey Lavrov, foi em seu lugar.
Os líderes ocidentais dizem que a invasão da Ucrânia fez subir os preços em todo o mundo. Os russos culpam as sanções estrangeiras sobre sua economia.
Líderes da União Européia, Japão e Coréia do Sul estão entre aqueles que restringiram o comércio e congelaram os bens dos aliados de Putin. Aqueles da Indonésia, China, Índia, Brasil e Turquia decidiram não introduzir nenhuma penalidade econômica.
Os russos se recusam a descrever sua invasão como uma “guerra”. Assim, muitos líderes reduziram as expectativas de sair de sua cúpula com uma declaração conjunta.
- Calor extremo atinge áreas afetadas por chuvas no Japão - 14 de agosto de 2025 7:55 am
- Governo Trump revoga vistos de secretários do Ministério da Saúde relacionados com o programa Mais Médicos - 14 de agosto de 2025 7:51 am
- Memorial Restart Community completa 4 anos: um jardim de lembranças, respeito e esperança para famílias estrangeiras no Japão - 14 de agosto de 2025 5:57 am