JAXA desiste de pousar a sonda Omotenashi na lua
A agência espacial japonesa desistiu de um projeto para aterrissar sua sonda, Omotenashi, na superfície da lua.
O módulo alunisagem não tripulado, não conseguiu estabelecer comunicações estáveis com os controladores na Terra, depois que decolou a bordo de um foguete do Sistema de Lançamento Espacial da NASA, no Centro Espacial Kennedy, na semana passada.
Os funcionários da Agência de Exploração Aeroespacial do Japão disseram que tentariam corrigir a trajetória da embarcação antes que ela passasse pela Lua e diminuir sua velocidade, numa tentativa de alunisar na superfície, por volta das 23h55 da segunda-feira, horário do Japão.
Mas os oficiais anunciaram, por volta das 2 da manhã, de terça-feira que haviam abandonado esse plano, dizendo que não viam nenhuma melhoria nas comunicações com a sonda.
Os oficiais disseram que a embarcação não podia carregar suas baterias, porque seu painel solar mal orientado não recebia luz solar.
Uma aterrissagem bem-sucedida dosaOmotenashi teria feito do Japão o quarto país a colocar uma nave espacial na superfície lunar, seguindo a antiga União Soviética, os Estados Unidos e a China.
A agência ainda planeja usar a Omotenashi para outras missões pré-planejadas, como a medição dos níveis de exposição à radiação no espaço, se conseguir melhorar as comunicações com a sonda.
- Mídia internacional cita STF em alerta no Magnitsky Day - 1 de agosto de 2025 10:05 am
- Dois Generais brasileiros passam a residir na China como adidos - 1 de agosto de 2025 9:51 am
- Prefeitura de Koka treina equipe para dialogar com estrangeiros - 1 de agosto de 2025 9:25 am