Governo japonês lamenta a falta de ação do CSNU em relação à Coréia do Norte
O porta-voz do governo japonês expressou pesar, nesta terça-feira (22), depois que o Conselho de Segurança da ONU mais uma vez falhou em tomar uma ação conjunta em resposta a um lançamento de mísseis pela Coréia do Norte.
O Secretário Chefe de Gabinete, Matsuno Hirokazu, falou aos repórteres sobre a reunião de emergência do Conselho de Segurança que foi realizada em Nova York na segunda-feira.
Na reunião, os Estados Unidos pediram que fosse divulgada uma declaração condenando o lançamento de um míssil balístico intercontinental pelo Norte, na última sexta-feira (19). Mas, a China e a Rússia se recusaram a dar seu consentimento.
Matsuno disse que a Coréia do Norte se envolveu em sérias provocações e violou, repetidamente, as resoluções do Conselho de Segurança da ONU. Ele disse que é extremamente lamentável que o Conselho não tenha sido capaz de tomar medidas contra o Norte, devido às atitudes passivas de alguns países.
Matsuno disse que os programas de desenvolvimento nuclear e de mísseis da Coréia do Norte são absolutamente intoleráveis, pois ameaçam a paz e a segurança do Japão e da comunidade internacional como um todo.
Ele disse que o Japão, os EUA e outros países exortarão Pyongyang a honrar todas as suas obrigações sob as resoluções do Conselho de Segurança. Matsuno também disse que o objetivo do Japão é provocar a desnuclearização do Norte. Ele acrescentou que seu país acompanhará de perto os desenvolvimentos no Conselho de Segurança.
- Carro invade festival nas ruas de Vancouver e mata 9 pessoas - 28 de abril de 2025 6:43 am
- Partido oposicionista da Coreia do Sul escolhe Lee como candidato - 28 de abril de 2025 5:44 am
- Premiê japonês Ishiba inicia visita ao Vietnã e Filipinas - 28 de abril de 2025 2:41 am