Corte Iraniana condena manifestante à morte
Um tribunal no Irã emitiu o que é, provavelmente, a primeira sentença de morte ligada a protestos anti-governamentais. As manifestações foram desencadeadas pela morte, em setembro, de uma mulher detida pela polícia moral, pela forma como usava seu lenço de cabeça.
A televisão estatal informou, no domingo, que o Tribunal Revolucionário considerou o manifestante, acusado de incendiar um prédio do governo, culpado de violar a paz e a ordem pública. O réu, alegadamente, tem o direito de recorrer da sentença.
Um grupo de 16 especialistas em direitos humanos da ONU emitiu uma declaração na sexta-feira passada exortando as autoridades iranianas a “parar de usar a pena de morte como ferramenta para reprimir os protestos”.
As manifestações continuaram desde setembro e as forças de segurança do Irã estão se esforçando muito para derrotar os manifestantes.
A organização Iran Human Rights, sediada na Noruega, diz que pelo menos 326 pessoas foram mortas até o sábado passado, incluindo 43 crianças.
- Calor extremo atinge áreas afetadas por chuvas no Japão - 14 de agosto de 2025 7:55 am
- Governo Trump revoga vistos de secretários do Ministério da Saúde relacionados com o programa Mais Médicos - 14 de agosto de 2025 7:51 am
- Memorial Restart Community completa 4 anos: um jardim de lembranças, respeito e esperança para famílias estrangeiras no Japão - 14 de agosto de 2025 5:57 am